terça-feira, agosto 15, 2006

Ribeira do Alecrim (Paul da Serra)

Este canyon fica localizado no maciço central da Ilha da Madeira, mais concretamente no Paul da Serra e, na minha opinião, é muito acessível.
A Ribeira do Alecrim começa um pouco abaixo do começo da estrada que vai para a casa do Rabaçal, sendo esta a primeira ribeira que encontramos, e está identificada com uma placa. Este é um canyoning que, nesta atura de Verão, não tem muita água. A água que vem nesta ribeira, inclusivamente, é captada para uma levada um pouco mais acima de onde começámos. A nível de rapéis existem vários, uns sucessivos aos outros, tendo o maior cerca de 25 metros




Este canyoning tem muitas saídas por veredas ou levadas. O trajecto que fiz foi até à casa do Rabaçal. O tempo que demorei foi 4 horas, tempo mais que suficiente para poder apreciar a natureza que nos rodeia. A nível de equipamento posso dizer que este canyoning está bem equipado.

A corda necessária para este canyoning será uma de 50 metros, e uma outra de socorro com 25 metros.

A nível de flora encontrámos, em maior quantidade, muitas urzes molares, fetos de pente, gerâneos, erva de coelho, e leituga. A nível de fauna encontrámos, nos lagos, algumas trutas.





































































































































Fotos de: Nuno Freitas
Mara Cardoso

2 comentários:

Anónimo disse...

vale a pena fazer este canyoning agora no verão dado o seu baixo caudal? os meus receios são ter que percorrer lagoas de "água parada".

cumprimentos

Carlos Rodrigues

Nuno Emanuel Mendes Freitas disse...

Sim podes faze-lo agora. Este canyon está quase todo o ano com um caudal muito fraco! Não tens o perigo de encontrares lagoas de água parada!

Abraço
Nuno Freitas