quarta-feira, fevereiro 20, 2008

Ribeira das Voltas

Abertura por: Duarte Silva, Lino Filipe, e Rui Nelson


Localização

Esta Ribeira fica situado no Seixal mais precisamente no chão da Ribeira, e para desce-la é necessário subir pelo caminho das voltas durante cerca de 35 minutos, mais ao menos a cerca de 730metros de altitude em relação ao nível do Mar.


Canyoning

È um canyoning relativamente fácil de descer, tem 12 rápeis o mais alto mede cerca de 27 metros, o caudal estava fraco. Quanto ao desnível este tem cerca de260 metros demorando de 2:30 a 3h para realiza-lo.






































































































Enquadramento florestal


Esta ribeira fica situada na Laurissilva do Til (Clethro arboreae-Ocoteetum foetentis) e do Vinhático (Diplazio caudati-Perseetum indicae) que no lado norte da Ilha da Madeira vai desde os 300 aos 1400 metros de altitude.

Esta floresta é ocupada mariorietáriamante pelo Til (Ocotea foetens), pelo Loureiro (Laurus novocanariensis) e pelo Folhado (Clethra arborea) este último foi identificado em maior número ao longo do percurso de aproximação bem como nas encostas da ribeira.

O folhado em tempos era usado na carpintaria e na mercenária para concepção de pequenas peças, foi também utilizado para varas de pesca, bordões e cabos para ferramentas agrícola, hoje em dia está nas nossas mãos a sua conservação.


Folhado (Clethra arborea)



Ao longo desta descida encontramos também em grande

quantidade o Feto de Botão (Woodwardia radicans (L.) Sm).



Outra planta encontrada foi o Alegra Campo Anão.



A Era terrestre




Quanto aos briófitos encontramos alguns dos quais coloco aqui as fotografias.



Fotos de: Nuno Freitas, Duarte Silva, e Lino Filipe

Sem comentários: