quinta-feira, fevereiro 22, 2007

O Canyoning na Ilha da Madeira

O canyoning na Madeira começou em fins de 1989 por um grupo de franceses, liderados por Frederic Feu, ligado a uma empresa de nome Atalanta. Começou-se nesta altura a exploração de alguns cursos de água na Ilha da Madeira como o Ribeiro Frio, e posteriormente a Ribeira das Cales.

Esta modalidade continuou a ser praticada por alguns madeirenses, que contribuíram na exploração e equipamento de alguma ribeiras surgindo depois alguns continentais, e mais tarde um grupo de franceses dos quais destaco Antoine Florin. Algumas das ribeiras a serem exploradas posteriormente ás cales e ao Ribeiro Frio foram a parte superior da ribeira do inferno, a ribeira da hortelã entre outras. Desde o ano de 2000 os itinerários naturais nomeadamente as ribeiras foram exploradas por pessoas ligadas a Associação de Desportos de Aventura Desnível, que tem vindo a realizar alguns estágios de canyon acabando por equipar algumas ribeiras. De destacar é o trabalho feito por um grupo de franceses liderado por Antoine Florin ao qual acabaram também por se juntar alguns Madeirenses.

Antoine Florin acabou por equipar e reequipar desde Setembro do ano 2000 até à data cerca de 40 canyons, a maior parte está equipada integralmente outros não. Neste momento existe á venda um livro denominado Canyons da Madeira, editado pelo próprio, e pode ser encontrado no seu site www.canyoning-madeira.com.

Desde Agosto de 2006 a Canyoning Madeira pelas mãos de Nuno Freitas foi pioneira na divulgação dos itenerários existentes na Ilha da Madeira, contribuído na divulgação e internacionalização destes ao publico em geral.
Esta actividade até à data era um pouco fechada e falada apenas a um grupo restrito de pessoas que viam no canyon o seu maior segredo.


A Canyon Madeira não só tem contribuído na divulgação da actividade mas também na manutenção e reequipamento de alguns canyons, baseando-se na recolocação de amarrações, danificadas por causas naturais ou retirados do seu sítio por ingenuidade de alguém. Tem também realizado a substituição de algumas amarrações naturais por artificiais com vista a oferecer uma maior segurança. Em algumas situações tem requipado novas amarrações devido ao facto dos destrepes ou saltos serem muito expostos.

Sem comentários: